Vamos falar de Memory Planner

Então, as promessas agora estão seguindo! AMÉM, DEUSA!

Dessa vez vou colocar esse post falando definitivamente sobre Memory Planners. Tão bonitos, parecem tão intimidantes, tão trabalhosos, mas eu vou logo desconstruir isso para você: Não é ciência, é amor. #InterstellarFeelings

Esta que vos escreve está louca? Claro.

É que as pessoas me pedem dicas, me pedem para mostrar os meus e eu fico… Ok, mas… Cê sabe que Memory Planner é algo pessoal, não é? Não há modo errado de fazer seu próprio Memory. É a sua vida e não há maneira errada de eternizar esses momentos. Não-padrão? Claro. Brega? Abraça a breguice. Se a Warner Bros. abraçou com o filme do Aquaman você também pode.

Da onde veio o Memory? Deixa eu te dizer: das gringas, mais especificamente, das americanas, que tem quase três meses das crias em casa de férias das escolas e o que a mamães-planejadoras fizeram? Começaram a colocar no papel o que fazer com aquelas semanas intermináveis de verão. Acampamento, atividades em casa, viagens, com muito dinheiro ou pouco, na própria cidade… tudo para entreter as crias. Era o nascimento do Memory Planning, mas o Planner da maneira popular (fotos + qualquer acessório que você queira adicionar – adesivos, etc) como vocês verão aqui veio depois. Depois da galera de scrapbook, um derivado pela época do Project Life (aconselho a procurar pelo instagram. É ótimo!), para guardar essas e outras memórias impressas em fotos ou apenas escritas (o tal do journaling).

Como eu me meti nisso? Gente do céu, eu me meti lendo sobre em grupo no facebook lá por 2015.  Até então estava metida com scrapbook e PL, e quando vi… Estava comprando o The Happy Planner para ser meu Memory em 2016. Segue abaixo os meus anos conservando memórias…

post memory planner 2019 umapamplona THP01
O The Happy Planner foi o maior planner (em dimensões mesmo) que já tive. Ele é enorme e para guardar muitas fotos, absolutamente perfeito.
post memory planner 2019 umapamplona THP02
Borrei alguns rostos e texto por motivos de: 1 – pessoal. 2 – autorais, não quero processinho. #SouPobreSeuPoliça

Bem, lembram o que falei lá em cima? Sobre não há modo errado? É isso! NÃO HÁ. É a sua vida, suas memórias, seu dia-a-dia. Tem muita gente que faz o Memory com fotos maiores (tamanho tradicional 10×15, fotos da impressora portátil HP ou com polaroids) e muitas só com journaling (texto), usando-o como se fossem nossos diários lá da adolescência (alguém lembra? Tive vários), uns adesivos, washis e pronto. Só.

Eu AMO fotos. AMO, AMO, AMO! Então esse (e todos, vocês verão) têm muitas fotos… minhas em selfies, com amigos, que recebi no whatsapp, imagens que achei na internet (instagram e pinterest, principalmente), etc. Importante vocês notarem o caos porque se eu tivesse que usar uma palavra para minha vida seria CRIATIVIDADE. Eu adoro mistura e cor. Tudo isso é eu e mais um pouco. Nada é colocado aí só por estética. É a minha praia, minha vida…

Em 2016 eu utilizava a visão mensal com frases motivacionais ou citações que gosto de livros, artistas, etc.

Eu atualizava esse planner todo mês, imprimindo em casa mesmo (papel fotográfico adesivo ou fosco adesivo), utilizando muitos dos materiais que uso para o planner de uso pessoal.

post memory planner 2019 umapamplona heidiswapp01
2017: Heidi Swapp tamanho A5. Um planner lindo, delicado, feito para ser Memory Planner. 

post memory planner 2019 umapamplona heidiswapp02

Em 2017 eu já dei um passo para trás (em tamanho)! Escolhi um A5 para me acompanhar. Na verdade, isso cabe como meu objetivo de vida em relação a planners de ter, pelo menos, um planner diferente todo ano.

Na visão mensal desse ano eu já usava para exercitar uso diário: todo dia eu escrevia algo que aconteceu (ou nada), bom ou ruim, mas que marcou. Como ele é de fichário, eu podia furar e colocar mais papéis conforme a necessidade. Eu gostei muito do planner, mas duas coisas me incomodaram:

  • A furação NÃO é padrão de planner fichário (6 furos).
  • Ele não tem fechamento com liga, botão ou pressão, ou seja, ele fica “aberto” até hoje.

No Heidi, eu deixava acumular um tempo (dois meses) para atualizar o planner. porque aí eu podia utilizar várias folhas de uma vez e o trabalho de cortar à mão não é fácil, jovens.

post memory planner 2019 umapamplona THPmini01
2018: Corte drástico de orçamento HAHAHAHAHA brinks… Escolhi um MINI Happy Planner. Ele é METADE do tamanho de um THP tradicional.

post memory planner 2019 umapamplona THPmini02

2018 foi o ano que eu realmente achei uma expressão MINHA para Memory Planner / Keeping: diário visual. Eu não conseguiria e nem tenho interesse de fazer um Memory que não seja com fotos sendo o fator principal. As legendas nos meus memories são quase como legendas do instagram. Só dizem o básico, mas quero lembrar das coisas  boas, das que me marcaram. Imaginem se nossos avós tivessem feito isso? O quanto mais nós saberíamos sobre nossa história… Não precisava nem ter foto de um churrascão de 1955, mas eu queria ver a foto da casa dos meus avós, o casamento deles, tradições, e o que mais foi esquecido e deixado para trás.

Ano passado foi tão desgraçado que até a coisa de registrar algo todo dia na visão mensal ficou para trás. E eu passei a atualizar o Memory por bimestre ou trimestre por causa do tamanho, passava muito tempo editando no photoshop e depois imprimia vários de uma vez. Tem vídeos flip through aqui, aqui, aqui, aqui.

E é isso. Faça do seu jeito, preserve suas memórias, sempre se divirta planejando ou fazendo o Memory Planner. Tem um ingresso? Coloque lá. Fotos? Opa! Seu filho pegou e rabiscou a semana? Deixa lá. Tem o recibo de alguma compra ou evento incrível? Tudo faz parte do processo. Ache a sua maneira e me conta como foi.

 

Observações:

  • Eu só editei as fotos para colocar a logo do blog. Queria que você, que estiver lendo isso, veja como eles ficam apesar do tempo que passou.
  • Eu sei que todos os planners são gringos e comprei todos os desse post pela internet, de vendedoras brasileiras, todos no grupo Planner Supplies Brasil.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s